Ser segundo o coração de Deus

21/09/2011 09:16

Atos 13.22

Davi foi um homem segundo o coração de Deus não porque ele era perfeito, ou porque era melhor que os outros, não! Davi era um homem que buscava a intimidade com Deus, que temia ao Senhor e que das vezes que pecava ele sempre se ARREPENDIA e abandonava o pecado. Não encontramos na Bíblia registro de Davi caindo novamente no mesmo pecado. Vemos sim, uma mudança de atitude, vemos um coração contrito, uma alma arrependida. E é isso que agrada ao Senhor: não o fato de pecar, mas o fato de nos arrependermos e abandonarmos o pecado.

Davi era semelhante a qualquer um de nós, porém, aprendeu que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus é o caminho da adoração, da humildade, da sinceridade e do arrependimento. E essas atitudes que agradam o coração de Deus.

 

Observações sobre o caráter de Davi:

  • Responsável e Fiel

Quando pastor: cuidava das ovelhas da família com responsabilidade, empenho e amor.

Davi era capaz de arriscar a própria vida por uma ovelha I Sm 17:34-35.

Mesmo depois de ter sido ungido rei, Davi continuou fiel na tarefa de apascentar as ovelhas de seu pai I Sm 16:17-19.

 

  • Prudente: A pessoa prudente é aquela que procura evitar as inconveniências e os perigos; tem cautela, precaução. Davi agia com sabedoria. 1Sm 18.14.
  • Sincero: Sinceridade e integridade são indispensáveis para os que desejam desfrutar de íntima comunhão com Deus Sl 15.

Cometeu graves pecados, mas quando repreendido pelo Senhor, através do profeta Natã, Davi confessa e arrepende-se II Sm 12.13.

  • Homem cujo coração era inclinado ao Senhor

Nunca praticou a idolatria Sl 16:3-5.

Quis edificar casa para a arca de Deus; II Sm 7:2.

  • Humilde

    Davi aprendeu a atribuir as suas vitórias a Deus I Sm 17.37

  • Reconhecia seus erros e se arrependia, de fato

Dentre os pecados que Davi podia ter cometido, houve 2 que marcaram a vida dele e que trouxeram consequências horrendas para sua vida: Davi adulterou com Bete-Seba, planejou o assassinato de Urias. Porém, reconheceu os seus pecados e as suas fraquezas, arrependeu-se e confessou humildemente ao Senhor.

Davi um homem que assumiu os seus atos e fracassos, não se rendeu diante do pecado.

Eu vejo que diante de tantas características que agradavam a Deus na vida de Davi, essa em especial, tocava o coração do Senhor. Porque Davi ao se arrepender ele automaticamente abandonava o pecado. Não vemos registro nas Escrituras de que Davi cometeu o mesmo pecado. Isso porque ele era sincero ao dizer: “Senhor, eu me arrependo!”

O verdadeiro arrependimento vem acompanhado de frutos, frutos de arrependimento (Lc 3.8).

Esses frutos nada mais é do que a mudança de atitude. E é isso que Deus quer que façamos, que nos afastemos do pecado, que abandonemos os erros, que sejamos sinceros diante dEle e que nos esforcemos, que ao dizermos: “Senhor , me perdoe, eu estou arrependido(a)”; estejamos automaticamente declarando: “Pai, nunca mais farei isso novamente!”

 

Davi orava com o coração contrito e sincero, declarando:

“Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Sl 32:5).

 “Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado.” (Sl 38:18).

“Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.” (Sl 51:4).

 “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.” (Sl 51:2).

 

Precisamos entender a diferença entre o ARREPENDIMENTO E O REMORSO, e avaliar por qual sentimento nossas emoções e atitudes estão sendo motivadas. Li uma comparação que me chamou atenção e compartilho aqui com vocês:

“Arrepender-se é diferente de sentir remorso;

O remorso desculpa-se, mas o arrependimento pede perdão.

O remorso aprisiona os sentimentos, mas o arrependimento os livra.

O remorso erra, mas o arrependimento conserta.

O remorso desconhece, mas o arrependimento reconhece.

O remorso machuca, mas o arrependimento cura.

Arrependa-se! E receba a cura”.

Que possamos verdadeiramente nos arrepender dos nossos erros e abandoná-los.

Encerro este artigo com uma Palavra do Senhor a todos nós:

 

Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Arrependei-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Ezequiel 18.30-32

 

 

Voltar