Os dois tiopos de fogo

30/08/2011 10:03

Texto: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguem mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”. Mateus 3.11-12

Essa passagem onde o profeta João Batista (primo de Jesus, filho de Izabel, prima de Maria, mãe de Jesus) está falando. João Batista desde do ventre de sua mãe ja foi cheio do Espírito. Ele começa seu ministério antes de Jesus. Quando jesus completa 30 anos de idade, Joao batista ja estava no ministério. A mensagem dele era no estilo: “Raça de víboras....” uma mensagem que não agradava a muitos, denunciava o pecado e não tinha medo de falar a verdade.

Aos 30 anos de idade Jesus vai até João Batista para ser batizado por ele nas águas...ao ver Jesus, o Espirito Santo  testifica quem é Jesus através de sua vida, que começa a falar do Mestre e daquilo que ele vai fazer: Mas depois de mim vem alguem mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga” (v. 11b,12).

Os dois tipos de fogo: ou vamos ser queimados por um, ou por outro...um para aquecer, restaurar, purificar, curar e outro para condenar.

Fogo que queima a palha/ fogo que queima o trigo.

  1. O Fogo que nunca se apaga

A humanidade está destinada pra um fogo ou outro. Acreditando ou não, essa é uma realidade de Deus. O que está escrito na Palavra se cumprirá.

O Senhor fala do trigo e joio- trigo= vida/ joio= erva daninha

O joio no meio do trigo sufoca o trigo...e se não houver a colheita, perde-se todo o trigo.

João Batista disse que Jesus é quem vai pegar a pá para recolher o trigo e pegar a palha e lançar no fogo. Esse fogo no tempo Kairos de Deus ja está preparado: é o inferno. A Bilblia diz que o inferno foi preparado para satanás e seus anjos (demônios, anjos caídos). E esse fogo nunca vai se apagar, é um tormento terrível. Ele não foi preparado para o ser humano, mas ele vai para lá por sua livre e espontânea vontade. Se perguntarmos a alguém: Você quer ir pro inferno? Com certeza a resposta será negativa. Até quem diz que não acredita no inferno, não quer ir pra lá. Mas, com a vida que estamos levando hoje... Estamos caminhando para onde? Tem gente que não quer ir pro inferno, mas não quer mudar de vida?! O que estamos fazendo para não ir pra lá? Quais as atitudes que estamos tomando para não irmos pro inferno?

Apc 21.6-8 Dessas observações nesse versículo: nós nos identificamos com esses perfis (medrosos, incrédulos, depravados, assassinos, imorais, feiticeiros, idólatras, mentirosos)? Nós temos caminhado para onde?

  1. O Fogo do Espírito Santo

Esse é o fogo que nos dá uma nova direção, que nos dá uma nova vida. Aquele que faz o ser humano falar em outras línguas At.2

 

Nós temos a opção de tentar consertar a nossa vida e decidir qual tipo de fogo queremos para nós.

Jesus quando fala do inferno diz que é um lugar de fogo e enxofre, onde o bicho não morre e o fogo não apaga (Mc 9.48). Ele diz que lá haverá duas coisas: choro e ranger de dentes.(Mt 8.12)

Voltar