O Que você tem feito com a missão que Deus te deu?

27/08/2011 20:37

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. Jonas 1.1-3

Aqui nós temos uma das passagens bíblicas mais conhecidas da Bíblia. Muitos, filmes, livros e ilustrações infantis já foram divulgados pelo mundo sobre essa passagem. Essa história tem muito a nos ensinar sobre nosso comprometimento com aquilo que Deus tem nos dado.

  1. Relacionamento de Jonas com Deus

Jonas não era um homem que não tinha experiências com Deus, que não era sensível à voz do Senhor. Deus falava com ele, ele relacionava com Deus. “E veio a palavra do SENHOR a Jonas...”

  1. Jonas recebeu uma missão.

Missão= encargo, incumbência, um dever.

Todos nós temos não apenas uma missão a cumprir, mas temos várias que envolve todas as áreas da nossa vida (família, trabalho, bens, ministério). Temos um dever a cumprir em todas essas áreas.  Como pais ou filhos, como cônjuges, como patrões ou empregados, como proprietários de bens, como líderes e servos ministeriais temos um dever, uma obrigação. Partindo do princípio que todas as coisas que temos vem com a permissão de Deus então, tudo o que temos vem do Senhor. Ele nos abençoa, abre as portas e nos faz conquistar muitas coisas. Junto com essas conquistas seguem as responsabilidades que cabem a cada uma delas. Muitas vezes nós queremos as bençãos, mas esquecemos que temos que cuidar delas . Deus nos dá família, filhos, emprego, dinheiro, bens materiais... Como temos cuidado de tudo isso?

  1. Jonas recebeu a missão, mas fugiu dela.

“Porém, Jonas se levantou para fugir...”

Fugir = afastar-se, retirar-se, evitar algo ou alguém.

Deus nos dá orientações, sabemos delas e  muitas vezes não obedecemos.

Jonas foi movido pela raiva, a amargura, a indiferença que ele tinha no coração dele com relação aos assírios. Ele não queria ir à Níneve por julgar que aquele povo não merecia sequer um aviso de Deus. Ele foi movido pela resistência e a dureza no coração, não cumprindo aquilo que Deus ordenou a ele, mas querendo fazer as coisas do jeito que ele achava melhor. Jonas não deixou de ser profeta de Deus, mas ele não seguiu a “bússola” do Senhor.

Não mude a rota que Deus te dá!

A missão que Deus nos dá, ou permite termos, precisa ser levada a sério e ser cumprida! Quando não fazemos o que deve ser feito e agimos conforme o nosso querer, realizamos apenas aquilo que nos convém, começamos a caminhar fora da rota que Deus estabeleceu para nós.

  1. Quando não cumprimos a missão que Deus nos dá, as coisas começam a dar errado.

Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Jonas 1.4

  1. Em alguns casos, acabamos afetando outras pessoas quando nos desviamos da vontade de Deus.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso... Jonas 1.5

De certo, se Jonas não estivesse em desobediência à ordem de Deus e não estivesse naquele barco a viagem seria segura e tranquila e aqueles marinheiros não estariam passando por uma situação tão desesperadora como aquela. Até o que eles tinham precisou ser jogado ao mar para ver se conseguiam prosseguir. Mal sabiam eles que de nada adiantaria.

Quantos não afetam seus relacionamentos com seus cônjuges e filhos por conta de uma desobediencia à vontade de Deus com relação à fidelidade, ao cuidado com os filhos, etc.? Quantos filhos não caminham por uma trajetória de destruição por não honrarem seus pais? Quantos de nós não perdemos bens por não sabermos administrar o que temos ou por roubarmos de Deus achando que  dízimo é coisa do passado?

  1. Jonas talvez pensasse que era apenas mais uma tempestade.

Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.

E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? V.5b,6

A pessoa que se desvia da sua missão fica em estado de “sonolência” de “perda da razão”. Mesmo vivendo algo anormal, estando numa realidade fora do comum, estranha, errada, acha que está tudo bem, que uma hora vai passar. Esse ponto de vista pode até estar certo, mas se estivermos cumprindo as nossas responsabilidades. Caso contrário, o problema não é uma crise passageira!

  1. Jonas é envergonhado v.7
  2. Jonas admitiu que o problema era ele.

Reconhecer o erro, assumir a responsabilidade por eles e mudar de atitude é o começo para quem quer consertar algum problema. Nem sempre o problema está nos outros ou não está só nos outros. Em alguns casos somos culpados ou temos culpa por problemas que surgem no caminho.

  1. Jonas sofre consequencias da sua desobediência.

E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos.Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. Jonas 1.15-17

Deus permitiu Jonas chegar às profundezas do mar, quase ficar sem vida, mas Deus não o desamparou. Leia Jonas cap. 2.

  1. Deus concede uma segunda chance a Jonas.

Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. Jonas 2.10

E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Jonas 3.1-3

 

Quando há arrependimento verdadeiro e disposição a obedecer ao Senhor, Ele nos dá uma nova oportunidade.

 

Cumpra a missão de Deus para a sua vida, cumpra seus deveres. Não despreze nem negligencie o que Deus colocou em suas mãos pra você cuidar. Mesmo que você tenha que lidar com pessoas ou situações difíceis, ainda assim obedecer é a melhor escolha. Honre sua missão, suas obrigações.

Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

 Jonas 3.6-10

Deus tinha uma palavra de juízo pra Níneve, Jonas cumpriu a ordem e levou essa palavra àquele povo. Porém aquela cidade recebeu a palavra de Deus e se humilhou diante do Senhor e Deus se compadeceu daquele lugar e mudou sua sorte.

A palavra que era pra ser de juízo foi transformada em Palavra de Salvação e Deus usou JONAS para essa missão.

 

Mesmo que pra você possa ser desagradável, desafiador, dificil a missão, prossiga, vá em frente, cumpra e você se surpreenderá com as consequencias da sua obediência.

Voltar