Higiene dos Alimentos

21/09/2011 09:39

01 O microondas pode deixar resíduos nos alimentos?
O microondas possibilita uma agitação das moleculas de água. Esta agitação gera atrito e calor. Desligando,o microondas, as moléculas de água param não ficando resíduo.

02 Latinhas de refrigerante e OUTROS podem causar a leptospirose?
Teoricamente sim. A urina do rato tem de ser fresca, para o Leptospira sobreviver. No contato com a boca tem de existir um corte na gengiva (pela escovação, p.ex.), além disto, está na dependência da resistência da pessoa.

03 Como preparar um churrasco sem riscos?
Descongelar na geladeira. Retirar as carnes aos poucos da refrigeração. Utilizar placas de corte de plástico, uma para carnes cruas outra para carnes assadas. Assar totalmente frangos, suinos e derivados.

04 Por que não devemos colocar os ovos na porta da geladeira?
Os ovos são perecíveis.O local da geladeira que mais sofre variações de temperatura é na porta (devido ao abre e fecha). Os ovos não podem sofrer trepidação, na porta ocorre. Não coloque alimentos perecíveis na porta. O problema é a Salmonella.

05 Por que não devemos dar mel para crianças menores de 1 ano?
Menores de 1 ano não possuem uma flora bacteriana intestinal protetora contra patogênicas (ex. Cl. botulinum). O mel pode conter esta bactéria. 5% do Botulismo infantil é ocasionado pelo mel. Os maiores de 1 ano já possuem esta flora, não há riscos.

06 Como higienizar as caixas de água?
Jatear água nas paredes, teto e piso, esgotando via balde (nunca pelo encanamento), pulverizar solução de cloro (200 mg/l), instalar um forro plástico, instalar um plástico na tampa da caixa, lacrar. Repetir a cada 6 meses.

07 Qual a técnica correta para lavar as mãos?
Utilizar água morna + sabonete (de preferência inodoro e líquido, com ação antisséptica), enxugar em papel toalha. Utilizar lixo com abertura por pedal.

08 O que fazer para evitar o botulismo no palmito?
O palmito pode conter esporos de Clostridium botulinum. Quando em condições boas, tipo em latas, podem produzir toxinas (veneno) ocasionando o Botulismo. Este veneno não resiste a temperaturas altas. A fervura elimina o perigo.

09 Como higienizar hortaliças?
Coloque na geladeira logo após a compra (1 a 2 horas). Retire, separe as folhas ruins. Lave, folha a folha, em água corrente. Imergir em solução de cloro (1 colher de sopa de água sanitária por 1 litro deágua) por 10 minutos. Servir.

10 Quais são os grupos de risco mais potenciais para pegar doenças veiculadas por alimentos?
Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60, mulheres grávidas e imunodeprimidos (pessoas com câncer, AIDS, transplantados, pós operatório, etc) , não devem comer alimentos crus ou semicrus. Para outras pessoas o risco é baixo, mas existe.

11 Por que não devemos tampar alimentos na geladeira?
A geladeira é uma fábrica de vento gelado. Você precisa dar condição para que este vento entre em contato com o alimento e roube o calor dele. Após 1 a 2 horas, este vento já teve ação, pode fechar ou tampar.

12 Podemos recongelar os alimentos?
Sendo o descongelamento efetuado sob refrigeração, poderá recongelar, no entanto, quando descongelar novamente, deverá se feito também na geladeira e consumir imediatamente.

13 Quais são os grupos de microrganismos que existe?
Existem 3 grupos de microrganismos, úteis (iogurte, vinagre, pinga), deteriorantes (reciclagem na natureza) e os patogênicos (que causam enfermidades). Os dois primeiro são importantes para a manutenção da vida.

15 Esponjas representam uma fonte de contaminação na cozinha?
Realmente a esponja é um foco de contaminação. Após cada utilização, lavar com água e sabão, espremer bem, e deixar em lugar seco, nunca sobre o sabão. Trocar sempre que começar a sair fragmentos.
 

Fonte: Roberto Martins Figueiredo É médico e professor com especialização em Saúde Publica e Engenharia de Qualidade. Autor dos Livros: Programa De Redução De Patógenos - Padrões E Procedimentos Operacionais De Sanitização (Ssops) e Como Não Comer Fungos, Bactérias E Outros Bichos Que Fazem Mal.

Voltar