A ESCOLHA DE ESTAR, MAS NÃO SER....

02/09/2011 08:50

Aos Jovens:
 
"Era uma vez...uma familia de URUBUS que vivia na fazenda de uma rocha, numa montanha. Certo dia a familia de urubus ficou muito doente, pos tinha comido carne envenenada.
Quando o GAVIÃO soube, fez muitas críticas: É problema deles, falou. "vivem comendo animais mortos o tempo todo. Merecem o que estão passando". O gavião, indignado pelo estilo de vida dos urubus, ao invés de ajudá-los, iniciou uma campanha contra eles. Enquanto os urubus ficavam cada vez mais enfraquecidos, o gavião falava para ninguém se aproximar da casa deles. Ainda não sendo o suficiente, ficava contando piadas sobre a enfermidade dos urubus.
 
A AGUIA reagiu à notícia de forma indiferente: pegou os seus filhotes e construiu um ninho muito acima dos outros pássaros, ignorando e olhando de "bico enpinado" para os urubus.
Ela ficou isolada dos outros pássaros e dos problemas, formando sua própria comunidade, com regras próprias.
 
O PAPAGAIO foi diferente, o oposto da águia. Sempre fascinado pelos voos do urubu e do seu estilo de vida independente e liberal, mesmo sabendo do risco de viver como um urubu, não se importou com isso. Por que ele também não podia fazer tudo o que o urubu fazia? E assim ele fez, o papagaio se tornou como um urubu. Voou como um urubu, comeu o que o urubu comia.
Infelizmente, também pegou a doença do urubu. Certamente não ajudou em nada os urubus, fora o fato de que a miséria gosta de companhia.
 
A POMBA agiu de maneira completamente diferente das outras aves. A pomba foi o único pássro que realmente ajudou a familia dos urubus, sem condenar ou atacá-los, sem comer carne podre como eles. A pomba assumiu o compromisso de visitar os urubus. Levou carne sadia para eles. Pouco a pouco os urubus se sentiram melhor.
Percebendo algo diferente na pomba, logo aprenderam a tomar cuidado com o que comiam. Aprenderam higiene e os hábitos de vida sadia das pombas. depois de algumas semanas, estavam se comportando como elas. E os urubus e as pombas viveram felizes para sempre"
 
  Gostaria de usar essa fabula para ilustrar como os jovens cristãos, podem fazer escolhas diferentes, diantes da tensão de estar no mundo, mas não ser do mundo. A maioria de nós adota uma das quatros atitudes que veremos, no que se refere ao nosso envolvimento com o mundo.
 
O CRENTE GAVIÃO: ATACAR E CRITICAR.
 
O GAVIÃO é uma ave bonita, agressiva, caçadora, orgulhosa.
Cuidado! A enfase que hoje é dada em "poder" "reivindicação","colocar Jesus na parede" ou dizer "se Deus não abrir esta porta, vou arromba-la" são atitudes de um crente gavião.
O crente gavião quer consertar o mundo em que vivemos, atacando tudo o que é pagão.
A idéia de "batalha espiritual" é literal, em muitos casos partindo para a violência.
 
Estamos no mundo, não somos do mundo, mas não estamos contra as pessoas do mundo; queremos ganha-las para CRISTO. João diz que devemos estar contra o sistema deste mundo, não amando nada nele ( I jO 2:15) (linguagem propria)
Em Zacarias 4:6 diz "...Não por força nem por violência, mas pelo poder do Espírito Santo"
 
O CRENTE ÁGUIA: ISOLAR-SE (RETIRAR-SE)
 
A AGUIA é uma ave bonita, impressionante, exaltada, sem inimigos naturais, distante.
 
CUIDADO: Hoje os Amish ( são um grupo de pessoas crentes que vivem nos Estados Unidos) vivem como se estivessem em 1800, separado da sociedade, com seus próprios costumes e tradiçoes. Mas não atraem ninguém para Cristo.
 
O CRENTE AGUIA gnora o mundo. Retira-se para formar comunidades só de cristãos para manter a santidade. "O mundo contamina, vou ficar distante de tudo e de todos".
O problema é que o crente Aguia fica tão distante, que não causa nenhum impacto.
 
Estamos no mundo, não somos do mundo, mas não nos escondemos do mundo!
 
Em Mateus 5:13-16 diz" Se devemos nos separar, então para que ou para quem seremos "sal e luz"? (linguagem propria)
 
Em Tiago 4:17 diz " Aquele, pois que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado, não alcança santidade (acrescimo proprio).
 
O CRENTE PAPAGAIO: IMITAR
 
O PAPAGAIO: é o Maria vai com as outra do reino animal, conformita, imita os outros.
 
CUIDADO: Quando Paulo fala em I Corintios 9:22 "Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns", não se referia a sacrificar a verdade e a santidade pelo amor ao incrédulo.
Em nome da evangelização, há cristãos que vivem uma vida mundana, não sendo diferentes dos incrédulos em nada! Muitos falam, mas poucos fazem.
O mundo diz: " as suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que voc~e está falando".
 
Estamos no mundo, não somos do mundo, e não imitamos o mundo!
 
Em I Pedro 3:15 diz "...Estejam sempre preparados para responder a qualquer pesoa que lhes perguntar a razão da esperança que há em você," ( por que você é diferente).
 
O CRENTE POMBA : AMAR SEM FAZER O MESMO.
 
A POMBA é uma ave calma, gentil, sempre no meio dos coutros, mas nunca como os outros.
 
EXEMPLOS: Paulo fez diferença
                   Davi serviu a sua própria geração
                   Daniel e seus amigos não se separaram da cultura, mas se envolveram sem se contaminar.
                   Jesus identificado com pecadores em áreas não-morais - comeu, pescou, andou; mas foi diferente em todas as áreas morais.
 
No dia a dia, nós jovens cristãos, também temos que fazer escolhas; e queremos que Deus nos abençoe. Então, aprendemos com a atitudes da pomba, na fábula.
Vamos ESTAR no mundo, desempenhando a função de fazer diferença, mas escolhendo NÃO SER do mundo.
 
Como jovens cristãos, devemos decidir pelo Equilibrio de estar no mundo, sem permitir que o mundo esteja dentro de nós.
 
   Amados reflita no que foi dito ataves desta fabula, não apedreje as pessoas, só porque elas ainda não encontraram O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA - JESUS!!!
 
   SEJA LUZ EM MEIO AS TREVAS.
 
Um grande abraço a todos amados irmãos em Cristo Jesus.  
 
 
Este texto foi extraido do livro : Jovens - O desafio do mundo moderno / Editora: Cristã evangelica
 

Voltar
Crie um site grátis Webnode