10 DICAS DE ETIQUETA NO TRABALHO

21/09/2011 09:58

Listaremos aqui 10 regrinhas de educação/ comportamento que podem ser aplicadas a qualquer ambiente de trabalho e evitam muitos "micos".

1. Como se vestir

Cada empresa tem seu código de vestuário. Então para começar descubra quais são as normas da empresa para não cometer nenhuma falta. Mesmo assim tem gente que faz feio na hora de se vestir para o trabalho.

As mulheres precisam ter cuidado na hora de se vestir e descartar o uso de decotes, transparências, lingerie aparente e saias curtas. Essas peças não são para o clima profissional. É melhor chamar atenção e ser admirada pelo seu trabalho e dedicação, não pelas suas curvas. Afinal, o seu corpo não precisa estar à mostra pra ninguém.
Os homens também não podem cair no desleixo. Mesmo que sua empresa permita uma roupa casual, dê preferência para calça comprida e cores menos escandalosas. Não precisa ser um entendido de moda, mas procure combinar as peças.
E não podemos esquecer que as roupas devem estar sempre limpas e passadas.

2. Como falar

O ambiente profissional exige muita seriedade na maior parte do tempo. Por mais liberdade que se tenha entre os colegas e às vezes até mesmo com o(s) chefe(s) sempre é bom lembrar que tem hora para tudo. Brincadeiras podem ser saudáveis, mas não tire a concentração  de um colega, por melhor que seja a piada. E lembre-se que nenhuma intimidade ou amizade permitem um vocabulário desrespeitoso, portanto, cuidado com a maneira como você vai falar com seus colegas.

3. Horário

Seja pontual. Chegue e vá embora na hora certa ou combinada (em caso de extras). Atrasos atrapalham a sua produção e provavelmente vão atrapalhar a empresa inteira.

4. Higiene

Tanto a higiene pessoal quando a do local são importantíssimas. Jogar lixo no lixo, não derrubar café na mesa (se derrubar, limpar na hora), não comer à mesa, manter o banheiro do jeito que você encontrou, são atitudes simples que mantém o ambiente limpo e mais harmonioso.

Banho tomado, desodorante, dentes escovados e roupas limpas também são fundamentais. Ninguém gosta de trabalhar ao lado de uma pessoa com mal-cheiro. É importante também ter um cuidado especial com a aprência. Aos homens: barba feita, cabelo penteado/ Às mulheres: maquiagem (nada extravagante), cabelos penteados.

5. Patrimônio

Tome o maior cuidado possível com o patrimônio da empresa. Além de ter que pagar pelos danos, você pode ficar com a fama de desastrado ou desleixado. Cuidado para não esbarrar em plantas, móveis, máquinas. Um pequeno acidente pode causar um grande prejuízo. Lembre-se de perguntar a alguem como funciona um determinado aparelho se você precisar usá-lo e não saber como fazer.

6. Internet

Deixe para cuidar de sua vida pessoal em casa, ou em intervalos como o horário de almoço. Não deixe que assuntos particulares interfiram na produção do seu trabalho.

7. Telefone

Não interrompa um colega ao telefone. E caso você entre em uma sala e um colega estiver ao telefone, deixe-a sozinha e volte mais tarde. Ele pode precisar de concentração e privacidade.

8. Celular

Em locais que permitem o uso, evite toques muito chamativos ou altos. Se puder deixar no silencioso, melhor ainda. E não quebre as normas se no seu trabalho não for autorizado o uso de celular, afinal, você deve ter sido avisado(a) desde o início sobre essa proibição.

9. Paquera

Melhor é que não ocorra nenhum relacionamento amoroso com companheiros de trabalho, mas caso aconteça, deixe o amor na porta quando entrar e pegue de volta na saída.

10. Música

Se for permitido, ouça suas músicas preferidas no fone de ouvido. E mantenha o volume em uma altura que só você escute. Nem todo mundo tem o mesmo gosto musical e muita gente não gosta de nenhum estilo durante o expediente porque se desconcentram do trabalho.

 

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